sexta-feira, 25 de novembro de 2011

2. Escolha você mesma esse dia

Ester 2. 21-23
Senhor Deus, ajude-nos a ser sensíveis à sua vontade e a seus propósitos para nossa vida. Amém.
À medida que ponderamos sobre a vida de Ester, podemos aprender com suas escolhas, palavras e ações. Todos nós temos escolhas. Como cristãs, dispomos de até mais escolhas que aqueles que não professam a fé em Cristo.
Ester se encontrava em uma situação similar a muitas outras que teve de enfrentar em sua vida – repleta de preocupação, solidão e ameaça à sua vida. Teve que tomar decisões não só em seu próprio benefício, mas em favor de outros também.
Por que nossas escolhas são tão importantes? Porque nossas escolhas físicas, espirituais e emocionais acabam tornando-se padrões para outros seguirem.
No entanto, a cada novo dia Deus nos chama para uma nova oportunidade de praticar sua vontade. Podemos viver neste dia e para ele. O amor de Deus se renova a cada dia, momento a momento.
Ao estudar a vida de Ester, aprendemos lições valiosas sobre como ela conseguiu conhecer a vontade de Deus. Ester 2. 21-23. Parece uma migalha de informação que realmente não precisamos saber. No entanto, como ocorre com frequência, as pequenas  escolhas e decisões afetam o futuro.
Leia  Ester 2.21-23
      Quem ficou sabendo sobre a conspiração contra o rei Assuero?
·         Quando a conspiração foi descoberta, como Mardoqueu reagiu?
·         Em nome de quem a rainha Ester informou o rei?
          (a ) Dela mesma       ( b) De Mardoqueu       (c) De Hamã
·         Como o rei Assuero reagiu às nóticias que Ester lhe trouxe em nome de Mardoqueu?
·         Descubra três providências que o rei tomou assim que ouviu as notícias (Ester 2.23)
           1.---------------------------------------------
           2.---------------------------------------------
           3.---------------------------------------------
 As pequenas coisas que fazemos, ouvimos. Onde estamos. Que atitude tomamos ou não tomamos em obediência a Deus. Todas elas se somam. Talvez jamais venhamos a conhecer as oportunidades perdidas que poderiam ser usada para os propósitos de Deus se tivéssemos feito escolhas distintas.
 O rei Assuero tomou atitudes em relação à acusação que Mardoqueu e Ester fizeram sobre os dois oficiais do rei. Primeiro, ele investigou. Segundo, enforcou seus inimigos. Terceiro, registrou no livro de Crônicas.
Esse fato, embora pareça irrelevante na vida de Ester, foi muito importante. Mais tarde Ester voltará ao rei e informará que ele tem um inimigo em sua corte. A credibilidade de Ester será afetada por esse parêntese em sua vida.
Princípio: O mundo está a procura de pessoas confiáveis. O mundo descrente observa para ver se nós, que professamos o nome de Cristo, somos autênticos.
Será que somos confiáveis? O mundo descrente pode acreditar no que dizemos? Nossas escolhas refletem a natureza de Deus?
Se formos dirigidas por nossas próprias necessidades, faremos escolhas visando nosso próprio prazer e conveniência. Se formos dirigidos por Deus, faremos escolhas visando os propósitos de Deus.
Oportunidade de oração
Cada novo dia apresenta uma oportunidade para sermos cristãos totalmente comprometidos, para viver o propósito de Deus em nossa carne, em nossa situação atual. O que Deus está gravando em seu coração como resultado do estudo de hoje? Direcione seus pensamentos em oração para nosso Pai celestial.

Deus abençoe a todos




Nenhum comentário: